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Saúde: de olho na queda de cabelo

Quinta, 19 Março 2015 16:29

Algumas vezes a cliente chega ao salão já desesperada com a queda acentuada. Noutras, é o profissional de beleza que nota algo errado no lavatório e mesmo durante algum outro procedimento. Vários fatores podem causar a perda de cabelo.

 

“Em apenas 4% dos casos a hereditariedade genética é culpada pela queda capilar feminina. Stress, alterações hormonais e alguns medicamentos também são fatores possíveis”, adverte Andrea Tavares Hirga, nutricionista formada pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) e Coordenadora do Centro de Educação Alimentar Sanavita (CEAS). 

Na maioria das vezes, a queda está relacionada à desnutrição ou à má absorção dos nutrientes da alimentação. A carência secundária pode aparecer após cirurgia bariátrica, crises de anorexia ou dietas de emagrecimento.  

“Existem vários estudos mostrando a ação de determinados nutrientes no aumento do funcionamento dos queratinócitos, que são as células que produzem a proteína do cabelo. Outros diminuem a inflamação do bulbo capilar, outro fator que leva à queda de cabelo”, certifica Cinthia Roman Monteiro, nutricionista, mestre e doutoranda em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo (USP) e docente do Centro Universitário São Camilo. 

A alimentação correta deve ser balanceada, conter todas as frutas, verduras e legumes, além de alimentos ricos em proteínas de alta qualidade, envolvidas na síntese de novos fios. Veja:

- Proteínas: em especial carnes vermelhas magras e grelhadas, ovos, frango e peixe. São fontes de colágeno e aminoácidos importantes para o nascimento dos fios. As carnes vermelhas são fontes ainda de ferro e vitaminas do complexo B. 

- Arroz e feijão: um complementa o outro em dupla são ótima fonte de aminoácidos importantes. Prefira o arroz integral, mais rico em vitaminas e minerais.

- Frutas diversas em especial as cítricas: oferecem vários nutrientes em especial a vitamina C, relacionada à formação de colágeno e queratina. 

- Alimentos ricos em betacaroteno: de cor alaranjada como cenoura, manga, abóbora, mamão, são uma maneira natural de obter indiretamente a vitamina A, com poder antioxidante e importante para regeneração celular.

- Frutas oleaginosas: amêndoas, castanha, nozes, macadâmia, avelã, etc., são excelente fontes de selênico, zinco, magnésio, vitamina E e gorduras boas (omega 3, 6 e 9). 

- Vegetais verdes escuros: são fontes de ferro, cálcio, ácido fólico e outras vitaminas e minerais que participam da formação de células da pele e do fio de cabelo. 

 

 Texto: Sandhra Cabral

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